Análise a ‘Mario Party Superstars’

★★★★ — Uma aventura por alguns dos tabuleiros e minijogos favoritos do franchise.

Depois das reações mistas de Super Mario Party, a Nintendo decidiu reviver o franchise com 5 dos tabuleiros clássicos de Mario Party 1 a 3 e com 100 igualmente icónicos e acarinhados pelo público. Estes minijogos são provenientes de todos os antigos jogos do franchise, exceto por Super Mario Party.

Tabuleiros

Os 5 tabuleiros presentes no jogo incluem diferentes dificuldades e reviravoltas garantidas. Cada tabuleiro apresenta também uma característica única diferente entre eles todos. O primeiro tabuleiro é excelente para quem é novo ao jogo e não conhece as regras, no entanto, depois de jogar uma vez ele torna-se aborrecido, repetitivo e deixa pouca vontade de voltar a jogar. Por outro lado, os restantes tabuleiros apresentam mudanças inesperadas durante as rondas que fazem cada sessão única e singular.

O grande problema com estes tabuleiros é a falta de opções, ou seja, só existem mesmo estes 5 sem possibilidade de desbloquear ou mesmo adquirir novos. Uma sugestão seria um update com novos tabuleiros (mesmo que comprados dentro da loja do jogo) ou então a criação de um pack/DLC com vários tabuleiros extra que as pessoas gostariam de ver novamente.

Minijogos

Com este jogo vemos o regresso de muitos minijogos adorados pelo público. Dentro dos 100 minijogos que surgem entre rondas, estes podem ser de todos contra todos, 1 contra 3 ou mesmo a pares. Para quem quer apenas jogar estes minijogos sem se dar ao trabalho de passar as rondas todas de um tabuleiro existe uma opção, ‘Montanha Minijogos’, onde podem escolher vários modos. Os modos presentes na ‘Montanha Minijogos’ permitem os jogadores escolher livremente o minijogo ou podem escolher por categorias (1vs3, 2vs2, entre outras). Alguns destes jogos requerem perícia e habilidade, enquanto outros se baseiam em sorte, igualmente, alguns são mais complicados e outros bastante simples.

No geral os minijogos estão muito bem importados para a Switch e até agora não apresentam qualquer tipo de bug ou glitch. Os gráficos também foram melhorados e estão muito bem implementados quer no próprio gameplay com no background.

Party Mode

O Party Mode é o modo mais comum do Mario Party, onde se joga num dos 5 tabuleiros. No início do jogo os quatro jogadores (mesmo não tendo 4 jogadores reais presentes o jogo atribui sempre os jogadores em falta para a AI do jogo) rolam o dado e quem tirar o maior número começa primeiro, e dependendo em que casa se cai várias coisas podem acontecer. Ao cair numa casa simples azul ganham-se 3 moedas, numa casa vermelha perdem-se 3 moedas, a casa azul com o trevo é a casa de sorte onde podem ganhar itens ou mais moedas, a casa azul com duas setas amarelas é a casa de troca onde o jogador que cair na casa tem de bater em três cubos e assim é decidido se moedas ou estrelas passam de um jogador para o outro, a casa azul com “VS” é a casa de versus onde todos os jogadores jogam pelas moedas uns dos outros, a casa verde com um cogumelo é a casa de item onde se joga um minijogo e consoante o resultado um item diferente é adquirido, a casa verde com um ponto de exclamação é a casa de evento, o evento vai diferir de tabuleiro para tabuleiro, alguns dos tabuleiro apresentarão também uma casa verde com uma moeda, esta é a casa do banco, se apenas passarem por lá terão de pagar 3 moedas que se irão acumulando à medida que os jogadores passem por lá, no entanto, se caírem exatamente nesta casa receberão todas as moedas acumuladas no banco, e por último, a casa que pode mudar o jogo todo, a casa do Bowser onde tudo pode acontecer, podem perder todas as moedas, podem perder estrelas ou até fazer com que as moedas sejam redistribuídas de maneira igual pelos jogadores. No final de cada ronda (depois de todos os jogadores acabarem de jogar) será jogado um minijogo, dependendo em que casa os jogadores caíram, que será tirado à sorte. O jogo acaba no final das rondas todas (o número de rondas é escolhido no início do jogo) e ganha quem tiver mais estrelas, e se houver empate será quem tiver mais moedas. No início do jogo podem também escolher a opção de ter estrelas bónus no final, estas estrelas são atribuídas a um ou mais jogadores dependendo da estatística escolhida aleatoriamente pelo jogo, por isso é possível passar de último para primeiro ou vice versa.

Opinião

O jogo está muito bem feito e o remaster dos gráficos e da jogabilidade está excelente para a Switch. É um jogo muito divertido para jogar em grupo com muitas dinâmicas diferentes que fazem cada jogo único. No entanto, a falta de mais tabuleiros causa um sentimento de repetição que pode levar ao aborrecimento.