Análise a ‘The Apostate’ de ‘The Mandalorian’

★★★★ — O primeiro episódio da terceira temporada de «The Mandalorian» arranca uma nova fase das aventuras de Din Djarin e Grogu que promete aprofundar o mito dos Mandalore.

Os fãs de Star Wars jamais imaginariam que no dia 12 de novembro de 2019, data da estreia do primeiríssimo episódio de ‘The Mandalorian’ e do lançamento da plataforma de streaming da Disney, estaria um marco na cultura pop.

Mais do que o capacete e a armadura de beskar do protagonista, as atenções focar-se-iam numa pequena criatura verde com orelhas reduzidas e os olhos esbugalhados de cor negra.

Volvidos quase quatro anos desde a estreia de ‘The Mandalorian’, Star Wars tornou-se uma franquia com diferentes prioridades. O story telling deste universo, que nasceu nas longa-metragens, agora é quase exclusivamente focado nas séries televisivas disponibilizada em streaming. Escrevi “quase” porque, supostamente, a Lucasfilm prometeu aos fãs alguns filmes mas, até agora, as informações são escassas sobre os mesmos.

Estreia da terceira temporada com dois novos “recrutas”

Depois de Dave Filoni e Jon Favreau terem assumido o comando dos episódios que iniciaram a primeira e segunda temporada respetivamente, Rick Famuyiwa teve a responsabilidade de dar o pontapé de saída para a terceira.

Apesar não ser um estreante no mundo de ‘The Mandalorian’, tendo realizado três episódios nas temporadas anteriores, Famuyiwa assume agora no cargo de produtor executivo da série. O norte-americano com ascendência nigeriana torna-se assim numa reforço de peso no leme editorial.

Ludwig Göransson, compositor e uma outra peça fundamental por enriquecer este mundo, não está a cargo da banda sonora desta terceira temporada. Apesar das suas principais composições estarem presentes, Joseph Shirley é o novo timoneiro da trilha sonora da série. O compositor esteve encarregue no spin-off ‘The Book of Boba Fett’ e foi agora “promovido” para esta série principal de Star Wars.

A “busca” do renegado e o possível “fim” de uma personagem

Din Djarin e a sua obediência ao credo dos Mandalore sempre foi um dos seus traços de personalidade. Acompanhamos uma evolução notória desde que ele descobre Grogu e que muda o seu propósito de vida.

Começou por ser um caçador de prémios sem escrúpulos que cumpria os dogmas do seu povo e agora tornou-se em alguém que coloca uma criatura de pequena estatura como foco emocional.

The Apostate’, nome do capítulo 17 desta jornada, aprofunda as crenças dos Mandalore, mostrando um ritual de iniciação deste povo. No entanto, a mesma é interrompida por uma sequência de ação algo inesperada, cuja resolução é levada a cabo por Djarin. O renegado salva a situação com o objetivo de provar ao seu povo que é, de facto, um mandaloriano de corpo e alma, mesmo que tenha desobedecido às suas crenças

Apesar de ter menos 40 minutos de duração, a ação do episódio decorre em planetas distintos contudo num ritmo algo apressado. Voltamos a ver personagens como Greef Karga e Bo Katan - interpretados por Carl Weathers e Katee Sackoff respetivamente - que prometem ser peças fundamentais na trama desta terceira temporada (principalmente Bo Katan).

Presenciámos também, ao que parece ser, o fim do arco da Cara Dune através de um diálogo de Karga. Relembro que a personagem de Gina Carano foi afastada da série pela Disney em 2021. Em causa, estão declarações políticas e transfóbicas que a atriz escreveu nas suas redes sociais.

“This is the way”: A essência de «The Mandalorian» mantém-se intacta

Neste primeiro episódio, evidencia-se novamente o traço estético comum de ‘The Mandalorian’: a união entre as trilogias da saga Skywalker. Mais do que simples fan service, o propósito, a meu ver, serve para contar um nova estória. Tendo em conta, que Star Wars é tão vasto como o próprio universo, a necessidade de conter elementos familiares para o público serve como uma espécie de âncora referencial.

Para além deste aspeto, ‘The Mandalorian’ prioritiza no seu enredo algo que na cultura dos videojogos é conhecido como “fetch quest”. Apesar de não haver uma tradução literal deste conceito para português, o significado pende para algo como: “o protagonista tem que encontrar um objeto específico para que a história consiga desenvolver”. E, neste episódio, volta a acontecer este padrão.

Considerações finais

Há algo que preciso desabafar novamente. Algo que me deixou perplexo na minha análise ao ‘The Book of Boba Fett

Ainda não consigo entender o motivo que levou com que a Lucasfilm incluísse dois episódios focados na trama de Din Djarin e Grogu na série spin-off desta franquia. Compreendo que ambas as personagens pertencem ao mesmo povo, mas nem todo o público que assistiu às duas temporadas de ‘The Mandalorian’ tem de ver obrigatoriamente ver o spin-off de um outro personagem.

Quem vê o último episódio da segunda temporada e, de seguida, assiste ‘The Apostate’, o espetador pode ficar confuso com as aparentes contradições narrativas. Compreendo que o objetivo da Disney e da Lucasfilm é consumir todos os seus produtos televisivos mas, talvez, esta decisão possa ter sido um falhanço a longo prazo.

Continuo a também não entender a limitação de tempo de cada episódio. Creio que resolveria alguns problemas de enredo relativos à série.

Fora estas considerações, a terceira temporada de ‘The Mandalorian’ promete ser a mais surpreendente, principalmente para quem aprecia o misticismo por detrás dos Mandalore. Tendo Dave Filoni e Jon Favreau por detrás dos motores criativos será, à partida, uma garantia que a estória está no caminho certo.

Ao todo serão oito episódios e só poderão acompanhar na Disney Plus.