Análise a ‘The Sea Beast’ — NETFLIX

★★★★ — O novo filme de animação da NETFLIX, com uma história pouco original, mas que sem dúvida, irá surpreender em termos de animação.

Sobre o filme:
Este é o novo filme de animação, trazido pela NETFLIX; um filme de aventura com muita comédia, indicado para todas as idades.
A nível de história, temos aqui quase uma versão de How To Train Your Dragon passada no mar.
Talvez pelo facto de a narrativa não ser original, a publicitação deste filme foi pouca ou nenhuma, deixando muitos despercebidos da sua existência. Esta falta da publicitação por parte da NETFLIX já aconteceu antes, com outros filmes em que a narrativa também não é original, como é o caso de Wish Dragon (em que a narrativa acaba por ser quase uma cópia de Aladdin).

Narrativa:
A narrativa não é complexa, mas é interessante o suficiente, cria questões e responde a essas questões…e para um filme em que o publico alvo são os jovens, este filme cumpre os parâmetros. Para os adultos, este pode ser um filme “básico” com pouca complexidade narrativa.
Neste filme somos ensinados a questionar o que os outros nos dizem sem aceitarmos cegamente ideias dadas como verdade, aprendemos a fazer questões mesmo que o assunto em causa seja tradição passada de geração em geração…e neste caso é algo que How To Train Your Dragon também faz.

Som, Música e Imagem:
Neste filme temos a fusão do realismo e do cartoon…temos personagens e criaturas mais cartoonizadas e ambientes mais realistas…vamos aqui salientar a água, a luz e os reflexos da mesma em diferentes materiais.
Algo que não estamos habituados a ver é a presença de sangue. Neste filme há uma cena em que nos é mostrado sangue na mão de uma das personagens, um pouco cartoonizado é certo, mas é uma boa “noticia”, significando que provavelmente teremos mais realismo…algo que a Disney ainda tem problemas em mostrar em filmes de animação.
Este filme é nos trazido pelas mãos do mesmo produtor encarregue dos filmes Moana e Big Hero 6.
A nível de som não temos problemas e a nível de música de fundo, trazida por Mark Mancina, conhecido pelo seu trabalho em filmes como Moana e Tarzan podemos esperar uma vibe mais céltica/viking e de marinheiro/pirata, que encaixa perfeitamente neste estilo de filmes.

Personagens:
Temos uma amizade improvável, entre uma criança e um adulto…ambos com maneiras completamente diferentes de ver o mundo e navegar nele, isso faz com que as interações sejam mais divertidas de assistir…de certa forma fazem lembrar Rapunzel e Flynn Rider no filme Tangled.

Opinião final:
Para quem gosta de How To Train Your Dragon, provavelmente irá adorar este filme, mas visto que a narrativa não é original irá causar comparações inevitáveis.
É um bom filme para passar o tempo e rir um bocado.
Mesmo que a nível narrativo não seja original, a nível de animação é inovador.