Destaques — State of Play

A última State of Play contou com inúmeros jogos de alto calibre, tais como resident Evil IV, Final Fantasy XVI, The Callisto Protocol, entre muitos outros.

No passado dia 2 de junho deu-se início à época de conferências das grandes companhias de videojogos, que costumam ser realizadas durante a grande feira de videojogos E3 o que não se sucedeu este ano. A Playstation foi quem abriu as festividades de verão e eu como grande fã desta altura do ano fiquei um pouco desapontado com o que foi apresentado. As conferências desta altura do ano costumam ser marcadas por grandes anúncios e apresentações de novos IP’s, mas no final desta State of Play, o único grande anúncio foi o remake do clássico Resident Evil IV, ao qual não digo que não seja um grande anúncio, é enorme até, mas não deixa de ser apenas um remake apresentado em conjunto com a demonstração de muitos outros jogos já previamente anunciados.

De seguida, irei falar dos jogos que mais me suscitaram interesse em jogar, sendo que Tunic, um jogo que me causou uma grande impressão não irá fazer parte da lista, pois é um jogo que já se encontra disponível para PC e XBOX.

Resident Evil IV

A State of Play abriu em grande com o anúncio do remake do clássico Resident Evil IV, que para muitos é considerado como um dos melhores jogos de sempre e que sem dúvida revolucionou uma era com a sua mecânica de third-person shooter e sequências cinemáticas.

Após o seu anúncio, a Playstation lançou no seu blog que o jogo “está a ser desenvolvido de forma a ter a melhor qualidade para um jogo de terror de sobrevivência adequado para 2023, preservando ao mesmo tempo a essência do jogo original. O nosso objetivo é fazer com que o jogo se sinta familiar aos fãs da série, ao mesmo tempo que proporcionamos uma sensação de frescura. Isto está a ser feito através da re-imaginação da história, mantendo a essência da sua direção, modernizando os gráficos e atualizando os controlos do jogo para os padrões mais atuais”.

O jogo tem como data de lançamento o dia 23 de abril de 2023 e irá estar disponível para a PS5, XBOX Series S|X e PC, sendo que no final da apresentação do jogo, também foi dito que o jogo está a ser desenvolvido para a PS VR2.

PS VR2

Após o enorme sucesso que foi Half Life: Alyx cada vez mais vemos as companhias a apostar no VR e pode ser que seja com o PS VR2 que esse salto seja dado, pois os 4 jogos apresentados na State aparentam ser já um grande salto do que estávamos habituados a receber da PS VR.

Foram-nos dadas algumas amostras do que poderemos esperar de futuro com alguma cinemática de Resident Evil VIII, a sequela de Walking Dead: Saints & Sinners, No Man’s Sky e, aquele que sem dúvida chamou mais à atenção, Horizon: Call of the Mountain.

Stray

O jogo da editora Annapurna Interactive que é bastante antecipado muito pela cuteness que é a personagem principal, tem data marcada para a PS5 e PC no dia 19 de julho deste ano, sendo que irá estar disponível logo à partida no novo serviço da Playstation Plus.

Stray é um jogo na terceira pessoa, onde teremos a oportunidade de controlar um gato por uma cibercidade cheia de perigos e de puzzles para nós completarmos de forma a encontrarmos o caminho de volta para a nossa família.

Pelo o caminho da nossa aventura iremos fazer amizade com um drone, chamado B12, que irá ser uma grande ajuda na resolução dos puzzles que iremos enfrentar.

The Callisto Protocol

Foi mostrado um novo trailer do muito aguardado jogo dos criadores que nos trouxeram Dead Space e ele sem dúvida que não desapontou.

Callisto Protocol é um jogo de terror de sobrevivência na terceira pessoa que acontece 300 anos no futuro e onde o jogador irá assumir o papel de Jacob Lee, uma pessoa que foi enviada para a prisão Black Iron, uma prisão de segurança máxima localizada em Callisto, uma das luas de Júpiter. Tal como se sucede em dead Space muitos dos habitantes desta prisão irão começar a transformar-se em criaturas monstruosas e o nosso objetivo será sair o mais rapidamente possível desta prisão vivos, sendo que ao longo do caminho iremos desvendar o porquê destas transformações.

O jogo irá estar disponível para a PS5, PS4, XBOX Series S|X, XBOX ONE e PC a partir do dia 22 de dezembro deste ano.

Rollerdrome

Este foi para mim uma das agradáveis surpresas desta State of Play. Dos criadores da aclamada série OlliOlli chega-nos agora Rollerdrome.

Ao ver a gameplay deste jogo só me fez lembrar o quão divertido deve ser um mashup de Tony Hawk com armas para jogar com os amigos e acredito seriamente que se este jogo tiver o tratamento de Rocket League e Fall Guys, ou seja, se for lançado grátis com o Playstation Plus, este jogo tem tudo para explodir.

Rollerdrome irá estar disponível para a PS5, PS4 e Pc a partir do dia 16 de agosto deste ano.

Season: A letter to the Future

No meio de tantos jogos de ação, Season destacou-se por ser completamente o oposto disso.

Em Season iremos controlar Estelle, uma mulher de uma vila remota onde as estações do tempo são Eras e onde a atual estação se encontra a terminar. Estelle é a primeira pessoa a sair da vila numa geração e parte com o objetivo de capturar esta transição para o futuro.

A gameplay concentra-se em explorar, gravar, conhecer pessoas e desvendar o mundo à nossa volta. Para tal, teremos à nossa disposição uma bicicleta para nos movermos pelo mundo e um enorme leque de ferramentas, como uma câmara para fotografar o que vemos, um microfone para captar os sons e histórias que ouvimos.

O jogo irá estar disponível para a PS5, PS4 e PC já neste outono.

Final Fantasy XVI

O momento mais aguardado pelos jogadores ficou para o fim e não desapontou. Final Fantasy XVI promete ser um dos grandes jogos a sair em 2023.

Com o novo trailer de gameplay ficámos a conhecer mais sobre o mundo de Valisthea, local onde a história se desenrola tal como um pouco do seu enredo, introduzindo aos fãs os dominadores dos Titans, o Conselheiro Hugo Kupka capaz de invocar o Eikon Titan e a Benedita Harman capaz de invocar o Eikon Garuda.

No blog da Playstation, o diretor do jogo disse que este já se encontra “totalmente jogável do princípio ao fim; no entanto, desde a otimização até à fase final ainda há uma montanha de desafios a enfrentar à medida que avançamos para o empurrão final”.

O jogo irá estar disponível para a PS5 e PC no verão de 2023.