Desenvolvido por Tequila Works e Parallel Circles, saiu em 2019 para a Google Stadia, mas só este ano é que foi lançado para as restantes plataformas, o que fez a sua popularidade disparar.
Este jogo é um singleplayer de survival horror com alguns puzzles dentro dele; traduzido em cerca de 14 idiomas diferentes e classificado como PEGI 12.
![](https://assets.stori.press/media/images/3aca41cb-7d1a-40fa-8868-c682d9f30f9c.png)
GYLT é um jogo de terror kid-friendly com um mundo sombrio e melancólico; uma narrativa simples com um toque de inocência, típico de narrativas feitas para crianças, no entanto, com alguma carga emocional.
O jogo apresenta-nos Sally, uma menina de 11 anos, cuja prima, Emily, está desaparecida.
O nosso objetivo é encontrar Emily, no entanto, para o conseguirmos, teremos de nos esconder e enfrentar diversas criaturas, enquanto exploramos várias partes do mapa e resolvemos pequenos puzzles.
![](https://assets.stori.press/media/images/7af59904-7540-45aa-bff6-84357b5a1add.png)
![](https://assets.stori.press/media/images/ab279857-19ef-46c6-9ffa-5ab60f1512ef.png)
No que toca à jogabilidade temos algumas falhas, especialmente para quem joga com comando no PC, pode ver-se um pouco desorientado com a combinação de botões.
A nível dos objetos interativos no jogo, podemos ter algumas dificuldades em controlar a nossa personagem pelo facto de que a interação por vezes é automática.
A nível de imagem temos sem dúvida algo muito interessante, tanto a nível do estilo de arte do jogo em si como das pequenas cut-scenes que aparecem em estilo de banda desenhada.
As músicas de fundo são-nos trazidas por Cris Velasco, que é mais conhecido pelos seus trabalhos nos jogos GOD OF WAR 3 e WARHAMMER 40000: SPACE MARINE.
O suspense do jogo é trazido pela música que muitas vezes está demasiado alta em comparação às vozes.
![](https://assets.stori.press/media/images/c20d0fb0-db94-4299-a27d-1b4b78d9b92e.png)
A estória é-nos introduzida através da narração por parte da nossa personagem, que nos dá por vezes algumas pistas do que temos de fazer e para onde temos de ir.
A nossa personagem terá de recolher bombas para a asma que lhe irão repor a barra de vida, assim como terá de recolher baterias para a sua lanterna, que a ajudarão a enfrentar os monstros com que se cruza.
Durante o jogo temos sempre uma explicação do que fazer, as skills que vamos ganhando e como usá-las. Os nossos objetivos estão marcados no mapa, no entanto nem todos os sítios têm um mapa.
O jogo tem auto-save (bastantes até), mas como todos sabemos o auto-save significa que algo está para a acontecer, posto isto fiquem atentos.
O jogo relembra um pouco Little Nightmares sem ter um lado macabro, oferecendo assim aos jogadores cerca de 4 horas de diversão com muito suspanse.
![](https://assets.stori.press/media/images/8822ed04-8c19-401f-9bd0-31abe0cd9317.png)
![](https://assets.stori.press/media/images/a2b58e32-841a-4e40-9e15-d081e4b61f89.png)
![](https://assets.stori.press/media/images/256a11a3-787e-46f5-ad1e-a5b2e7a5359a.png)
Requisitos mínimos:
OS: Windows 10 64-bit
Processador: i5-3570K / AMD Ryzen 5 2500X
Memória: 8 GB RAM
Placa Gráfica: AMD Radeon R9 Fury Series / GTX 1060
Espaço disponível: 6 GB