Análise MARVEL'S SPIDER-MAN 2 (PS5)

★★★★★ - Uma das sequelas mais esperadas do ano que superou todas as expectativas e melhorou de dois já excelentes jogos.

Depois de "Spider-Man" e "Spider-Man: Miles Morales" as expectativas para esta sequela estavam muito altas devido à excelente qualidade trazida pela Insomniac. Jogos com estórias muito coesas e com jogabilidade muito divertida. Era díficil superar este antecedente, no entanto, Spider-Man 2 traz ainda mais novidades, uma nova maneira de jogar e uma estória incrível de prender qualquer jogador à televisão durante horas.

Foto tirada por Tiago Rafael no "Modo de Fotografia"

Nesta nova entrada de Spider-Man vemos uma Nova York ainda maior e com mais espaço para explorar, baloiçar e até voar, no entanto, também significa que há mais pessoas para salvar. O jogo começa com a introdução de um novo (para nós) vilão, o Sandman, que começa a atacar a cidade e é trabalho para os dois Spider-Men o travarem. Esta missão inicial é uma das melhores introduções a um jogo até à data, faz uma excelente mistura entre tutorial das novas habilidades enquanto recompensa quem já tenho jogado o primeiro. Faz também um ótimo ponto de situação de como vai a estória entre "Spider-Man: Miles Morales" e este jogo, dando também para explorar como é jogar com os dois Spider-Men. É assim também introduzida uma storyline secundária sobre Sandman.

Depois desta missão introdutória começam então os verdadeiros problemas para os nossos Aranhiços. Com Kraven a começar a sua caçada em Nova York e um Simbionte à espreita. A estória deste jogo está muito bem conseguida, onde o foco principal são os novos vilões presentes, mas com também menções aos vilões dos jogos passados, quase como que um passar do testemunho. Neste novo enredo é possível ver que os Spider-Men agora têm um trabalho mais difícil onde é necessário esforçarem-se mais e por vezes "abandonar" as suas famílias e amigos.
O jogo está também recheado de missões secundárias que são muito interessantes e valem muito a pena completar. Nestas missões foi dado um upgrade em relação ao primeiro jogo, com uma maior variedade de desafios, alguns onde as habilidades de combate são testadas ao máximo, outros onde a resolução de puzzles impera e outros onde a preserverança é necessária. No geral, estas missões secundárias estão muito bem desenhadas de modo a oferecer um desafio ao jogadores mais experientes mas sem serem demasiado difíceis para os mais novatos.

Esta sequela oferece também uma experiência mais divertida em relação ao primeiro jogo, mais ao estilo de "Spider-Man: Miles Morales" com diferentes habilidades e novas mecânicas muito atrativas. É também um jogo mais bonito gráficamente que demonstra as capacidades na PlayStation 5. Outro modo demonstrativo das capacidades da consola é a rapidez de loading, tanto do menu principal para o jogo como nas viagens rápidas pelo mapa, isto também é notório na capacidade de se viajar pelo mapa inteiro sem quaisquer tempos de espera, é possível viajar de uma ponta à outra do mapa sem loading screens (até há um troféu para tal).
O jogo oferece também uma excelente variedade de troféus, alguns mais fáceis que outros, mas é uma tarefa bastance acessível a qualquer jogador e com pequenos thrwobacks aos jogos anteriores. É bastante divertido andar à "caça" dos troféus e conseguir a platina, algo que eu fiz apenas no decorrer do jogo, à exceção de três ou quatro troféus que exigem tarefas específicas.

Opinião final

Sem dúvida que este é um dos melhores jogos do ano, um dos melhores jogos da PlayStation e um dos melhores, eu até diria o melhor mesmo, jogo da Insomniac. Um jogo que agrada ao público de todas as idades, de vários gostos e com uma execução excecional. E aguardarei pelo terceiro jogo.