De 7 a 13 de Setembro, no Cinema São Jorge em Lisboa, os adeptos de terror poderão celebrar uma vez mais o melhor do cinema do género, no Motelx.
No seu 15º aniversário, o Motelx regressa com uma extensa programação que explora o melhor do cinema de terror nos mais variados cantos do mundo, intercalando-se com variadas expressões artísticas, e um conjunto de subgéneros que tornam o seu cartaz rico e diversificado.
Na abertura, ‘The Green Knight’, do grande estúdio ‘A24’, traz-nos uma nova interpretação da lenda arturiana de Sir Gawain, realizada por David Lowery, e em oposto, para encerrar em grande, contaremos com o antecipado ‘The Night House’, o thriller sobrenatural de David Bruckner, que conta a história de Beth, assombrada por visões e pesadelos no rescaldo da morte inesperada do seu marido.
Somando aos já anunciados ‘Black Medusa’, ‘Violation’, e ‘The Sadness’, a secção vanguarda do Motelx ‘Serviço de Quarto’, reservado para as obras mais recentes do terror, irá apresentar filmes de países peculiares ao género, com:
· ‘Sweetie, You Won’t Believe It’ (Cazaquistão, 2020), uma sátira social e violenta realizada por Ernar Nurgaliev;
· ‘Three’ (Cazaquistão, Coreia do Sul e Uzbequistão, 2020), que se inspira na história real do assassino em série canibal Nikolai Dzhumagaliev, no Cazaquistão dos anos 70;
· ‘Gaia’ (África do Sul, 2021), sobre um pai e um filho que vivem isolados da sociedade numa floresta amaldiçoada e misteriosa.
Em paralelo ao clássico ‘Audition’, de Takashi Miike, já convocado para o programa retrospetivo ‘Fúria Assassina — Mulheres Serial Killer’ (que agora também inclui ‘Office Killer’, de 1997), o ‘Serviço de Quarto’ irá contar com a obra de J-Horror moderno ‘The Samejima Incident’, inspirado na notória lenda urbana da Internet do Japão, no início do século XXI; e ‘Fukushima 50’, um filme protagonizado por Ken Watanabe, que retrata os acontecimentos vividos na central nuclear de Fukushima Daiichi durante a devastação causada por um terramoto e um tsunami em 2011, no Japão.
Ainda no ‘Serviço de Quarto’, destacam-se:
· ‘Willy’s Wonderland’ (EUA, 2021), um slasher épico e hilariante com o grande Nicolas Cage no papel central;
· ‘Run’ (EUA, 2020), que retrata a estranha relação familiar entre Chloe e a sua sinistra mãe;
· ‘The Maid’ (Tailândia, 2020), sobre uma adolescente que trabalha como empregada doméstica numa casa assombrada por presenças sobrenaturais;
· ‘Post Mortem’ (Hungria, 2020) de Péter Bergendy, sobre um fotógrafo que viaja para uma aldeia húngara no Inverno de 1918, e cujos acontecimentos aterradores a que assiste o levam a querer fugir;
· ‘Mad God’ (EUA, 2021), um filme experimental realizado por Phil Tippett, o premiado diretor de efeitos visuais, que demorou 30 anos para ser concluído.
Já um vintage do Motelx, o melhor do cinema de terror europeu irá uma vez mais competir pelo ‘Prémio MOTELX — Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’argent’, com 8 filmes selecionados:
· ‘Cross The Line’ (Espanha, 2020), uma noite de deboche e violência realizada por David Victori;
· ‘The Deep House’ (França, 2021), sobre um casal de youtubers que descobrem uma casa em águas profundas;
· ‘The Feast’ (Reino Unido, 2021), um jantar de uma família com comportamentos extremos;
· ‘Um Fio de Baba Escarlate’ (Portugal, 2021), sobre um serial killer que se transforma numa estrela das redes sociais;
· ‘Fortuna — The Girl and The Giants’ (Itália, 2020), um conto de fadas negro baseado numa história verídica;
· ‘Knocking’ (Suécia, 2021), sobre uma mulher atormentada por um barulho estranho vindo do andar de cima do seu apartamento;
· ‘The Lodger’ (França, 2020), um confronto entre gerações num thriller coberto por romantismo;
· ‘In The Earth’ (EUA, 2021), de Ben Wheatley, um filme louco e psicadélico rodado em apenas 15 dias.
Ainda em competição, para o ‘Prémio MOTELX — Melhor Curta de Terror Portuguesa’, encontram-se, ‘A Máscara dos Porcos’, de Tiago Pimentel, ‘A Cabra Cega’, de Marcos Koe, ‘Calor’, de Jacopo Wassermann, ‘ClassiFicção’ de Inês Albuquerque, ‘Final Girl’, de Emanuele Bosco, ‘Meu Castelo, Minha Casa’, de José Mira, ‘Misericórdia’, de Francisco Lacerda, ‘O Nosso Reino’, de Luís Costa, ‘Oblívio’, de Ricardo M. Leite, ‘Os Abismos da Alma’, de Guilherme Daniel, ‘Por um Punhado de Trocos’, de Chico Noras, e ‘Sombra’, de Raquel Martins.
Na secção documental ‘Doc Terror’, ao já anunciado ‘A Glitch in the Matrix’, juntam-se grandes documentários como ‘Straight to VHS’ (Uruguai, Argentina, 2021), de Emilio Silva Torres, sobre o filme de culto lançado em 1989 — ‘Acto de Violencia en un Joven Periodista’ — assim como ‘Woodlands Dark and Days Bewitched: A History Of Folk Horror’, um filme escrito e realizado por Kier-La Janisse (ex-programadora do Motelx) que explora o fenómeno do subgénero folk horror.
Juntando-se ao conteúdo diversificado do Motelx, a 15ª edição do festival será o palco de três debates, que incluem o painel ‘Making Genre’ — From Concept to Distribution, com os produtores Josh C. Waller (‘Mandy’, ‘Color Out Of Space’), Camille Gatin (‘Girl With All The Gifts’), Emily Gotto (Shudder/AMC), Elan Gale e Molly Quinn (‘Agnes’), que irão discutir o processo de criação de filmes de género; o Painel Fúria Assassina, com a atriz e realizadora Ana Moreira, o professor universitário Jorge Martins Rosa, a jornalista de cinema Inês Lourenço, e o programador e diretor artístico do Motelx, João Monteiro, com moderação de Carolina Franco; e uma conversa com a dupla de Tino Navarro e Joaquim Leitão, criadores das longas-metragens ‘Inferno’ (1999) e ’20, 13 Purgatório’ (2006), apresentadas na secção ‘Quarto Perdido’.
Em ‘preview’ para o festival, o Warm-Up, que terá lugar de 2 a 4 de Setembro, apresentará além dos já anunciados RAPSODO e ‘Vizões do Ego — Uma Encenação Pictórica de Edgar Pêra’, a clássica sessão de cinema ao ar livre, no Largo Trindade Coelho, com ‘Bubba Ho-Tep’ (2002), uma comédia de terror realizada por Don Cascarelli, com Bruce Campbell no papel de Elvis Presley e Ossie Davis no papel de John F. Kennedy, em que a dupla terá que enfrentar uma múmia egípcia que rapta as almas dos utentes de um lar de idosos.
Tudo isto e muito mais no cinema São Jorge, em Lisboa, de 7 a 13 de Setembro!
Os bilhetes serão postos à venda durante esta semana, e poderão consultar aqui o programa completo e horários do festival.
Fonte: https://www.motelx.org/