Motelx Arranca com o Terror Sobrenatural Espanhol de Malasaña 32 e o Peculiar Terror Japonês de A…

Do slasher ao paranormal, da comédia ao thriller, do terror social ao político, o Motelx trás, uma vez mais, o melhor do cinema de terror num cartaz brilhante, épico e diferenciador!

Este ano, em consequência da atual pandemia, a logística será organizada de acordo com as diretrizes da DGS, o que implicará medidas tais como, lotação reduzida a 50% e espaçamento entre lugares; uso obrigatório de máscaras nas salas e restantes espaços fechados; disponibilização de gel desinfetante e limpeza das salas após cada sessão; circuitos destacados para entrada e saída; bilheteiras equipadas com barreiras de proteção e organizadas de modo a evitar filas, e proibição de entrada nas salas após o início das sessões.

No dia 7, a sessão de abertura é titulada por ‘Malasaña 32’ (‘O 3.º Andar: Terror na Rua Malasaña’ em Portugal), de Albert Pintó, que conta a história de uma família que se muda da aldeia para Madrid, e rapidamente entende que algo paranormal vive no mesmo local; e no dia 13, como sessão de encerramento, será exibido The Rental’, realizado pelo estreante na cadeira de realizador Dave Franco, irmão de James Franco, sobre uma estadia em alojamento local que, em típico território de slasher, corre incrivelmente mal.

Ainda na vanguarda do festival, a secção Serviço de Quarto, que se dedica à divulgação do mais recente cinema de terror, contará com duas estreias mundiais:

History Of The Occult (Argentina, 2020), de Cristian Jesús Ponce, sobre um programa de televisão jornalístico, que serve como palco para expor uma conspiração que conecta o governo a um fenómeno de bruxas;

A Beast In Love (Japão, 2020), de Koji Shiraishi, veterano de J-Horror e filmes como Noroi: The Curse (2005) e Sadako vs Kayako (Motelx 2016), que conta a história violenta de Chuya, um jovem trabalhador que teme ser morto pelo patrão.

Como parte da vertente de J-Horror tão recorrente no Motelx, a ‘Beast In Love’ juntam-se os títulos promissores:

Dancing Mary (2019), de Sabu, que mistura o sobrenatural com romance, crítica social e fantasia yakuza;

Signal 100 (2020), de Lisa Tabeka, sobre um grupo de estudantes forçados a jogar um jogo em que são hipnotizados e obrigados a suicidarem-se;

First Love (2019), de Takashi Miike, o (estimado) 104º filme do mestre de terror japonês e que é um autêntico festival de sangue, drogas, gore, romance e humor negro.

Além das estreias mundiais, a secção Serviço de Quarto contará com duas estreias europeias das longas americanas:

Sanzaru (2020), de Xia Magnus, um conto gótico numa casa assombrada;

Scare Me (2020), de Josh Ruben, uma metanarrativa imaginativa sobre histórias de terror, sobre dois autores que se entretêm com tais histórias numa cabana no bosque, durante um corte de energia.

Em destaque com as estreias mencionadas, o Motelx continua este ano o belo trabalho de exibição de filmes das mais variadas culturas e pontos do mundo, como:

Av: The Hunt (2020), de Emre Akay, um thriller de terror no subtexto político da Turquia;

La Llorona (2019), de Jayro Bustamante, que cria uma metáfora entre o conto do folcore da América Latina ‘A Mulher Que Chora’, e o contexto político de um general acusado de genocídio e absolvido em julgamento, na Guatemala;

Ich-Chi (2020), de Kostas Marsaan, produzido na Iacútia (República de Sakha), a maior região da Rússia e também a zona habitada mais fria do planeta;

Fried Barry (2019), de Ryan Kruger, um road movie em ácidos na África do Sul, sobre um homem viciado em drogas que é raptado e possuído por um extraterrestre;

Macabro (2019), de Marcos Prado, produtor de Tropa de Elite, uma obra de ficção que se inspira na história verídica de dois irmãos serial killers, no Rio de Janeiro;

Impetigore (2019), de Joko Anwar, um terror proveniente da Indonésia descrito pelo próprio como uma carta de amor aos filmes do género que o inspiraram ao crescer;

Psycho Goreman (2019), de Steven Kostanski, uma comédia de terror canadiana sobre dois irmãos que ressuscitam involuntariamente um extraterrestre.

Em ano de pandemia e abordando o tema da mesma, os visitantes do Motelx poderão assistir a Epidemic, de Lars Von Trier (1987) e, numa abordagem diferente, Host, de Rob Savage, uma sessão espírita na plataforma Zoom filmada durante a quarentena, e para a qual os próprios atores tiveram que montar o cenário e realizar os próprios stunts, com Savage a dirigi-los à distância.

Numa vertente mais vintage, será exibido numa sessão especial ‘Grizzly II: Revenge’, uma montagem de um filme perdido de 1983 sobre um urso assassino, no qual entram os então novíssimos George Clooney, Laura Dern, Charlie Sheen e Timothy Spall.

Na secção documental Doc Terror, a juntarem-se ao já anunciado ‘Scream Queen! My Nightmare On Elm Street’ serão exibidos Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist’, que revisita o eterno clássico de 1973, e Ivan o TerrirVel’, o criador brasileiro do subgénero ‘terrir’ e um dos primeiros convidados do Motelx.

Esta edição irá reunir, uma vez mais, o melhor do cinema de terror europeu, com sete filmes em competição pelo ‘Prémio MOTELX — Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’argent’:

Advantages of Travelling by Train (Espanha), de Aritz Moreno, uma viagem de comboio repleta de perversão, sarcasmo, diversão, demência e sofisticação;

Amulet (UK), de Romola Garai, sobre um ex-soldado deixado como sem abrigo e que encontra refúgio na casa de uma mulher solitária, que é também palco de fenómenos sobrenaturais;

Darkness (Itália), um thriller pós-apocalíptico de Emanuela Rossi;

Hunted (França, Bélgica, Irlanda), uma luta pela sobrevivência entre presa e caçador, por Vincent Paronnaud;

Pelican Blood (Alemanha), de Katrin Gebbe, sobre uma mãe e duas filhas adotivas, e das quais a mais nova começa a tornar-se gradualmente agressiva e ameaçadora;

Sputnik (Rússia), de Egor Abramenko, um terror sci-fi que adapta um conceito de série B e o reproduz com alto orçamento.

Stranger (Ucrânia), de Dmitriy Tomashpolski, o primeiro filme ucraniano no Motelx, que mistura a estética de David Lynch com as temáticas de H.P. Lovecraft.

Em competição estarão também 12 ‘curtas’ nacionais, para o ‘Prémio MOTELX — Melhor Curta de Terror Portuguesa’, que inclui ‘A Grande Paródia’, de André Carvalho; ‘Carnaval Sujo’, de José Miguel Moureira; ‘Com Sono, Mas Não Durmo’, de Tiago Bastos Nunes; ‘Death On Tape’, de Pedro Miguel Costa; ‘Karaoke Night’, de Francisco Lacerda; ‘Loop’, de Ricardo M. Leite; ‘Mata’, de Fábio Rebelo; ‘Mirror Room’, de David Seguro; ‘O Intruso’, de Hugo Pinto; ‘O Silêncio’, De Pedro Caldeira e Paulo Graça; ‘Petrichor’, de Gustavo Silva; e ‘Porque Odeias O Teu Irmão?’, de Pedro Martins e Inês Marques.

Reforçando os destaques da conferência de imprensa realizada em Julho, o Motelx 2020 terá a retrospetiva “Pesadelo Americano: O Racismo e o Cinema de Terror”, um conjunto de 7 filmes que abordam a questão do racismo nos Estados Unidos da América, os quais mencionei neste artigo, filmes da nova vaga de terror feminino, como Saint Maud, Relic e The Trouble With Being Born; um programa de ‘Curtas Experimentais’, com histórias diferentes e desfragmentadas do cinema típico, que utiliza novas técnicas artísticas de cinema, repletas de linguagem visceral e surreal; um conjunto de 20 Curtas Internacionais; e a secção Pedro Costa: Filmar as Trevas, com a presença do realizador.

Num evento especial, a equipa da produtora Bro Cinema irá marcar presença no MOTELX e recordar a aventura que foi filmar o recente “Color Out of Space” em Sintra com Nicolas Cage, e o realizador tornado eremita de montanha no sul de França, Richard Stanley, convidado de honra do MOTELX em 2015.

Para as crianças, a secção Lobo Mau irá reproduzir dois filmes, ‘A Família Addams’ (2019), e ‘O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto’ (2019).

No ‘aquecimento’ do Motelx, o Warm-Up destaca-se com eventos gratuitos de 3 a 5 de Setembro, que incluem:

“A Mulher-Sem-Cabeça”, uma performance/concerto a partir de um texto de Gonçalo M. Tavares com ilustrações ao vivo de António Jorge Gonçalves e voz do MC Papillon (3 de Setembro, Convento de São Pedro de Alcântara);

Um jantar encenado a partir de um texto de Fernando Pessoa (4 de Setembro, Espaço Brotéria);

Projeção ao ar livre de ‘The Host’ o popular monster movie de Bong Joon-ho, realizador do épico vencedor de Óscar ‘Parasitas’, no Largo Trindade Coelho (5 de Setembro).

A 14ª edição do Motelx realiza-se de 7 a 14 de Setembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e poderão consultar aqui os horários em PDF.

Bilhetes à venda na Ticketline a partir de 1 de Setembro.