Novidades sobre Hogwarts Legacy

Já se passaram anos desde o último grande lançamento ligado ao mundo mágico do Harry Potter, mas os fãs não terão que esperar muito mais tempo pois Hogwarts Legacy promete ser tudo o que os fãs algumas vez quiseram num jogo da saga e chega no final do ano.

No passado dia 17, a Avalanche Software e a Warner Bros. Games associaram-se com a Playstation de forma a trazer uma State of Play totalmente dedicada ao novo jogo do mundo do Harry Potter, Hogwarts Legacy.

Em Hogwarts Legacy, iremos controlar um aluno capaz de manipular magia antiga bastante poderosa no qual o seu aparecimento é um mistério, tal como, quem se encontra a utilizá-la de maneira a destruir o mundo mágico como o conhecemos. O começo da história da nossa personagem em Hogwarts por si só já é misteriosa, pois entramos na escola no quinto ano, algo que não é normal, pois tende-se a entrar no primeiro ano após o feiticeiro ou feiticeira completar 11 anos de idade. Ao entrar em Hogwarts seremos selecionados numa das 4 casas existentes: Gryffindor, Slytherin, Ravenclaw ou Hufflepuff. Sendo que poderemos visitar as 4 salas comum existentes, algo que nos jogos anteriores não era possível, a sala comum de Gryffindor era a única disponível. A forma como seremos selecionados ainda é uma incógnita, será que somos nós a escolher (um pouco como o Harry Potter no primeiro filme) ou será feito algum tipo de teste como existia na plataforma do Pottermore.

O jogo terá como palco temporal os finais do século XIX, o que permite uma maior liberdade na construção da história da nossa personagem pois não existe tanta informação sobre este período, mas isto não quer dizer que não teremos a presença de algumas personagens bem conhecidas para os fãs, tais como o Nick Quase-sem-Cabeça, o professor Binns de História da Magia e, a famosa dor de cabeça do Sr. Filch, o Poltergeist Peeves.

Um pouco como no famoso jogo da Rockstar, Bully, teremos a oportunidade de frequentar as aulas, tal como explorar os terrenos do castelo e ainda ir além dos seus limites. Algumas das disciplinas que iremos poder frequentar são: Encantamentos, Defesa Contra as Artes das Trevas, Herbologia, Poções, entre outras. Para a exploração poderemos ainda utilizar as vassouras como modo de transporte tal como os antigos jogos da Playstation 2 permitiam.

Os conhecimentos que iremos adquirir nas aulas serão testados quando ajudarmos o professor Figg a desvendar se os rumores de uma rebelião de goblins da montanha são verdadeiros e se este acontecimento poderá colocar a segurança da escola em perigo.

Fora da escola, o mundo está cheio de perigos e para tal teremos que defrontar criaturas corrompidas (tendo aparecido inferi, corpos de pessoas mortas reanimadas por feiticeiros das trevas, na gameplay) goblins poderosos e, ainda, feiticeiros e feiticeiras das trevas que farão de tudo para atingirem os seus objetivos.

Comparativamente aos jogos anteriores da saga, o sistema de combate encontra-se muito mais fluído, havendo uma maior diversidade de combinações de feitiços à nossa escolha, alguns dos feitiços utilizados na demonstração foram o descendio, o incendio e o accio, feitiços estes que nunca tinham sido utilizados em combate nos jogos da saga.

Para além dos feitiços que aprendemos nas aulas, iremos poder ainda utilizar o nosso conhecimento de poções e de herbologia a nosso favor quando estivermos em situações de combate.

Em Hogwarts Legacy para além de pudermos customizar a nossa personagem no seu aspeto físico, iremos poder ainda customizar os seus talentos, desta forma podendo criar uma personagem que se adapte melhor à nossa maneira de jogar.

Para tal, um dos locais de Hogwarts mais icónicos terá um papel fundamental no crescimento da nossa personagem. Será na Sala das Necessidades que iremos plantar e colher plantas mágicas que poderemos utilizar em combate e em poções, é aqui que iremos fazer as nossas poções que nos irão ajudar nos combates e, é ainda aqui que iremos poder fazer upgrades ao nosso equipamento.

Para além da Sala das Necessidades, Deek, um elfo doméstico, irá nos ajudar a descobrir vivariums que nos permitirá a criar o nosso próprio zoológico de criaturas mágicas, sendo que este espaço poderá ser customizado à nossa maneira. Para além das criaturas que iremos encontrar neste espaço, existem muito mais espalhadas pelo mundo mágico, como os goblins referidos anteriormente, trolls, dragões, centauros, etc. …

Nem tudo estará disponível nos terrenos de Hogwarts, para tal, poderemos visitar a famosa aldeia de Hogsmead onde dará para fazer as nossas compras, quer de equipamento que nos torna mais fortes, quer de ingredientes para poções.

O jogo estará disponível no final de 2022 para a Playstation 5, Playstation 4, Xbox Series S|X, Xbox One, Nintendo Switch e PC.