Novidades sobre o remake de Dead Space

Uma das sagas mais assustadoras está de volta e promete causar mais arrepios do que as versões originais.

Esta sexta-feira, os fãs da tão proclamada saga Dead Space puderam finalmente vislumbrar mais um pouco do tão aguardado remake do primeiro jogo, com uma livestream que teve como foco principal o áudio do jogo.

Para quem conhece a saga sabe que o áudio é um dos principais fatores do sucesso dos jogos originais, pois este criava uma sensação nunca antes experienciada no mundo dos videojogos. Cada passo da personagem, cada gota de água a cair no chão e cada batuque longínquo criava uma sensação arrepiante a quem jogava. Durante esta apresentação, foi-nos garantido que não só o remake se irá manter fiel aos originais neste aspeto, como foi bastante melhorado de forma a criar um ambiente muito mais realista e aterrador.

A apresentação foi dividida em 4 pontos: o som no espaço, as armas, o novo sistema A.L.I.V.E e ainda o ambiente.

Para o ponto do som no espaço, ficaram frisados três aspetos do áudio muito importantes: a oclusão, a obstrução e os portais. A oclusão vai permitir que sons provenientes de zonas exteriores sejam bloqueados, isto de acordo com o material que rodeia a personagem. Visto que a nave é composta na sua grande maioria por metal, muitos dos sons serão bloqueados, mas se a personagem tiver rodeada por vidros, parte dos sons exteriores conseguirão ser ouvidos. A obstrução fará com que o som chegue à personagem dobrando os cantos das paredes, ou que este seja refletido pelas mesmas. Por fim, temos os portais, com esta mecânica o som vai poder ser reposicionado de acordo com a localização da personagem no momento.

Outro fator bastante importante nos jogos originais era a forma como o jogador conseguia ouvir a respiração e os batimentos cardíacos da personagem, sendo que podiam ser alterados de acordo com o momento do jogo, isto criava uma clara sensação de solidão num ambiente claramente hostil a quem jogava o jogo. Sabendo isto, esta mecânica foi aperfeiçoada com o novo sistema A.L.I.V.E., acrónimo que significa: Adrenaline (adrenalina), Limbic System Response (Resposta do sistema limbico), Intelligente dialogue (Diálogo inteligente), Vitals (Vitais) e Exertions (Esforços). O diálogo inteligente foi o que despertou mais a atenção, visto que com isto, os diálogos da personagem irão mudar de acordo com o seu estado físico no momento, ou seja, caso ele esteja no seu estado normal, cansado ou lesionado.

Com isto, a personagem irá tornar-se muito mais realista visto que a sua respiração e batimentos cardíacos serão mais naturais. Por exemplo, no jogo original, quando a personagem regressava do vácuo, esta recuperava o fôlego quase que de forma instantânea como se nada tivesse acontecido, agora a personagem precisa de uns momentos para recuperar o fôlego, sendo que este processo é feito de forma contínua e natural.

No final da apresentação, tivemos a informação de que o jogo deverá chegar às lojas no início de 2023 caso tudo corra como planeado. Em maio está previsto mais um update por parte dos developers, sendo que o foco dessa apresentação será o design artístico do jogo.