Não iremos tanto falar na história da empresa neste artigo, no entanto iremos mencionar algumas coisas do passado para que se possa perceber o estado atual da empresa, e como as mudanças que estão a ser feitas, podem afetar os espectadores e os conteúdos futuros.
As mudanças que estão a ser feitas:
Com certeza muitos já ouviram falar das mudanças que a NETFLIX está a implementar ou irá implementar no futuro, seja em regras de login para pessoas que viajam como em partilha de contas, acompanhada pela sensação de escolha através de diversos preços. O que é certo é que todas estas mudanças estão a afetar os espectadores, os futuros conteúdos, e as outras plataformas de streaming.
Pandemia e guerra:
Não é novidade nenhuma, com a pandemia muitas pessoas perderam o emprego ou passaram a trabalhar em casa…e com isto a NETFLIX teve um aumento de usuários, o que fez com que os seus lucros aumentassem.
Com a guerra a coincidir com o fim do confinamento, os usuários começaram a diminuir…o que justifica as notícias que têm andado a circular sobre a NETFLIX ter perdido bastantes usuários…e se a isso juntarmos a novas regras implementadas, os números dados ao publico não são de todo descabidos.
No entanto, não há razão para alarme!
Para quem está a par do mercado dentro da NETFLIX, consegue facilmente perceber que, quando a empresa fala na perda de usuários, está a fazer uma comparação ao ano anterior (onde ainda havia confinamento e a guerra ainda não tinha começado)…se olharmos para os números antes destes acontecimentos, conseguimos concluir que a empresa voltou aos números que tinha em 2019.
Como afeta os conteúdos e os espectadores:
Sabendo que os valores estão muito parecidos aos valores de 2019, o espectador consegue perceber que o futuro não é assim tão negro como a empresa e os media estão a pintar…no entanto há que perceber que todas as empresas investem, e que estes investimentos são a longo prazo visto que uma filme ou uma série demoram cerca de 1 ano a ser feitos, desde a ideia inicial até a distribuição do conteúdo…o que significa que, se a NETFLIX investiu em novos projetos durante a pandemia (quando tinha mais lucro), vê-se agora obrigada a ter um melhor jogo de cintura, e isto pode significar o cancelamentos de conteúdos com pior desempenho e a divisão de séries em partes, obrigando assim o espectador a permanecer mais tempo na plataforma.
O futuro da NETFLIX:
Com a perda de licenças a conteúdos e a perda de usuários, a NETFLIX vê-se obrigada a mudar de estratégia.
Algumas das medidas que poderão ser implementadas, em relação aos conteúdos, num futuro próximo:
- descontinuação de séries;
- corte na difusão dos conteúdos (a empresa passa a gastar menos na publicidade);
- aposta em narrativas já conhecidas que tiveram sucesso (seja em livros ou em jogos);
- possibilidade de criação de jogos com as histórias originais da NETFLIX.
(TUDO ESPECULAÇÕES QUE PODEM NEM VIR A ACONTECER)
Assim como esta, outras plataformas decidiram começar a criar os seus próprios conteúdos originais (Apple TV+, HBO, AMAZON, Disney+)…e mesmo que ainda recentes, estão a aprender com os erros da NETFLIX, conseguindo aumentar o número dos seus usuários com a criação de conteúdos dignos de prémio…no entanto, ninguém pode negar que a NETFLIX é a plataforma mais usada, pelo menos para já.