O quarto jogo da saga Pikmin foi lançado sem muito alvoroço na comunidade gaming, no entanto, para os aficionados a esta saga foi um excelente momento já que o terceiro jogo tinha saído à 10 anos. Este foi um jogo que não me chamou à atenção principalmente por nunca ter jogado e porque a minha primeira consola Nintendo foi uma Switch. Peguei neste jogo como uma aventura de descobrir novos géneros (maioritariamente na Switch) e alargar os meus horizontes no mundo gaming. Posso dizer com toda a confiança que quem pegar neste jogo, quer já tenha jogado alguma anterior ou que seja totalmente novo à saga, vai arranjar qualquer ponto do jogo que adora. Este é um jogo super completo que apela a tudo e todos, há imenso para fazer, vários desafios, procura por tesouros, gestão de rescurso (que neste caso são Pikmins), um mapa semi aberto onde há imenso para explorar, combate, basicamente um pouco de tudo.
Pikmin é daqueles jogos que não se entende o porquê das pessoas comprarem e de ainda existir mas que quando se pega no jogo ele agarra-nos à consola duma maneira que é impossível escapar. Muitas vezes dei por mim a pensar "só mais uma caverna", "só mais este nível", "só mais um tesouro" ou "só vou salvar aqueles Pikmin" num loop infinito. O jogo é extremamente divertido, o gameplay é básico o que torna o jogo fácil de aprender e sempre com imenso por fazer e isto é elevado pela fofura dos pequeninos Pikmin.
Este novo jogo apresenta muitas semelhanças com os jogos passados, no entanto, também demonstra que consegue fazer algo novo e diferente. É preciso conhecer os diferentes Pikmin e os seus pontos fortes e fracos, por exemplo, alguns são imunes ao fogo mas não conseguem nadar. Aqui também temos o nosso melhor amigo, o salvacão Otchin que nos vai ajudando durante esta pequena grande aventura. A estória do jogo é interessante mas penso que não seja o ponto fulcral deste jogo, no geral, a nossa personagem foi enviada para resgatar outros membros da nossa companhia espacial que se perderam num planeta desconhecido. Entra também na estória um Folhano, que não se sabe quem é ao ínicio, mas que anda a tornar outras pessoas em Folhanos e para os salvar é necessário embarcar em aventuras noturnas (uma mecânica nova no jogo) para os salvar.
Opinião final
Pikmin 4 é um jogo que não há muito para se dizer, o jogo fala por si próprio. Um ótimo jogo para todos os tipos de jogadores e para todas as idade, quer para o jogador casual que gosta de explorar e completar a estória, como para o jogador mais experiente que gosta de colecionar tudo e completar os mapas a 100%. Um jogo fácil mas desafiador, com puzzles bem construídos e que nos leva a aprefeiçoar o nosso Dandori.