Rick and Morty Temporada 4 — Análise | oitobits.io

Para todos os fãs de Rick and Morty a confirmação de 70 novos episódios foi um momento de alegria e com isto chegou a 10 de novembro de 2019 o início da quarta temporada. Esta nova temporada foi muito aguardada depois de quase 2 anos sem qualquer confirmação de uma continuação desta série adorada por milhões.

Nesta segunda temporada, com 10 episódios, é visível um foco acrescido na personagem de Rick e no seu desenvolvimento como personagem ao longo da série e com a sua família, especialmente com Morty e Beth.

No primeiro episódio este foco não é tão visível visto que é mais centrado em Morty e na sua busca pela felicidade tendo problemas e acabamos por perceber que Rick tem sempre um plano B no caso de algo correr mal. O episódio acaba com uma post-credit scene muito refletiva do que é realmente esta felicidade que andamos todos à procura.

O segundo episódio é muito mais refletivo no que se trata de Rick e da sua saúde mental e o que ele faz para ser o maior e o mais inteligente de todos. Enquanto isto decorre, Jerry tenta descobrir o que ele realmente deseja e o que o faz feliz, isto acaba por dar imensos problemas que envolvem a família, clássico Jerry. A post-credit scene é uma triste realidade que acaba por ser profunda e é digna de ser refletida.

Neste terceiro episódio é possível ver uma crítica direta a Ocean’s Eleven e a todos os Heist movies, este episódio é muito critico no que diz respeito à indústria do cinema. Neste episódio não acontece nada de especial, foi apenas um modo de poderem criticar algo que está saturado, mas que a indústria não percebe. É também neste episódio que acaba por aparecer um meme nova na comunidade. A post-credit scene é apenas uma piada de algo que acontece no episódio.

O quarto episódio é algo que critica os fãs de cultura pop, tal como Star Wars e Star Trek, mas é feito a um nível excelente quase sem uma pessoa se aperceber. Este também é um episódio cheio de referências sexuais e criaturas míticas. Também há uma cena no final que deixou muitos fãs a especular, se ficaram curiosos podem sempre ver as teorias que há na Internet ou YouTube. A post-credit scene é apenas outra piada dentro do episódio em si sem possível reflexão.

E chegámos a meio da temporada, o quinto episódio é uma reflexão de como uma pequena ação pode criar um alarido tão grande e serve também de critica para todos os fãs que têm pedido por viagens no tempo, neste episódio é possível reter uma explicação do porquê de não o fazerem, é uma confusão. A post-credit scene é apenas uma explicação de algo que acontece no episódio, mas dá para rir um pouco no final.

Depois de uma pausa de quase 5 meses entre episódios, em maio chega a outra metade da temporada, com 5 novos episódios cheios de ação, inside jokes e o retorno de algumas personagens doutras temporadas.

Este sexto episódio começa e acaba numa nuvem de confusão, é um pouco intrigante, mas baseia-se em storylines complexas e com teorias feitas por fãs ao longo das temporadas, também são referidas coisas de canon, algo que é tratado como genuíno não fazendo parte dos episódios antes transmitidos. A post-credit scene é um plot twist interessante que diz aos fãs para não fazerem muitas teorias que o que não aconteceu não vai acontecer ou vai ser explicado no futuro.

No sétimo episódio somos confrontados com uma nova realidade, um episódio mais focado na Summer, e em como o Rick e o Morty apenas se esquecem que ela existe. É visível também os danos todos que eles causam nas suas aventuras. O episódio acaba de uma maneira hilariante, mas que não é para todos. A post-credit scene é um pouco estranha, mas engraçada.

O oitavo episódio é apenas um grande plot para o Rick provar que tem razão, mas também mostra as consequências de viver uma vida sem consequências, irónico. A post-credit scene é apenas outra piada dentro do episódio que faz rir e mete uma pessoa a questionar o quão burro alguém pode ser.

O penúltimo episódio, é possível ver a relação pai-filha entre Rick e Beth e os outros, Jerry, Summer e Morty simplesmente seguem a sua aventura. Este episódio mostra o complexo de Deus de tanto o Rick como a Beth, como se diz no ditado popular “Quem sai aos seus não degenera”. Enquanto isto, Jerry tenta afirmar-se perante a sua família que o abandonaram. Este é um episódio com um conteúdo sobre família e de relações pais-filhos. A post-credit scene é apenas uma explicação de como o episódio poderá ter começado.

No último episódio desta temporada somos confrontados com um plot twist que ninguém estava à espera. Este episódio é muito complexo e muda tudo o que sabemos das relações familiares entre Rick e Beth. O episódio é usado para se obter uma resposta muito perguntada por fãs, no final acaba por ser respondida, mas não da maneira esperada por muitos. Foi a maneira perfeita de acabar esta temporada. A post-credit scene é outra piada dentro do episódio e não tem grande sentido em si.

Em conclusão, é uma temporada correspondente às outras, tens os seus melhores episódios e outros menos bons, mas continua a ser surpreendente e a fascinar fãs.