Summer Game Fest — Destaques

A conferência da Summer Game Fest contou com a presença de grandes jogos como Last of Us, Call of Duty entre muitos outros.

No passado dia 9 de junho decorreu o grande evento da Summer Game Fest com o famoso host Geoff Keighley, um evento que tende aproximar todos os amantes de videojogos não os separando pelas grandes plataformas, tal como outras conferências tendem a fazer. Este evento ficou marcado, sem dúvida por uma boa quantidade de jogos que têm como foco o espaço, tendo até o próprio host comentado isso em direto.

Após um enorme número de revelações, estas foram as que me causaram um maior impacto.

Call Of Duty: Modern Warfare 2

Call of Duty está de volta e os seus criadores prometem que esta nova entrada será a maior e a mais emocionante até à data.

Para nos acompanhar numa nova aventura militar teremos a companhia de velhos conhecidos como o Sargento John “Soap” Mactavish, o Sargento Kyle “Gaz” Garrick, Tenente Simon “Ghost” Riley, Coronel Alejandro Vargas e o grande Capitão John Price.

Nesta demonstração tivemos a oportunidade de ver um bocado de gameplay da missão “Dark Water” e do que se viu não desaponta. Uma missão furtiva que depois vira a um autêntico campo de batalha numa plataforma petrolífera em pleno alto mar bem ao estilo a que estamos habituados nos modos de campanha de Call of Duty, onde os gráficos estão mais realistas e a emoção continua ao rubro.

O jogo estará disponível a partir do dia 27 de outubro para as plataformas PS5, PS4, Xbox Series S|X, Xbox ONE e PC.

Fort Solis

Dos muitos jogos espaciais, Fort Solis foi o que mais me suscitou interesse. Fort Solis é um sci-fi thriller jogado na terceira pessoa que tem como palco, o lado mais longínquo de Marte.

O trailer não mostrou muita coisa no que toca ao enredo deste thriller, mas o cast para este jogo contém nomes bastante pesados nesta indústria, como Troy Baker, voz inconfundível de Joel em Last of Us ou Sam em Uncharted, como ainda Roger Clarck que dá voz a Arthur Morgan na saga Red Dead Redemption. A presença destes nomes fazem com que qualquer jogador fique um pouco entusiasmado com o que pode vir aí.

American Arcadia

Sendo eu um grande apreciador de jogos com gameplay semelhantes a Inside e Limbo, fiquei bastante curioso para experimentar American Arcadia.

Ao estilo do filme “The Truman Show”, este jogo passa-se numa metropolis retro-futurística onde os seus cidadãos desfrutam de uma vida luxuosa e confortável, mas que não têm qualquer noção que estão a ser gravados a toda a hora para o maior programa televisivo do planeta, sendo que, se a popularidade de um cidadão for muito baixa, este acaba por morrer.

O objetivo final deste jogo será conseguir escapar desta realidade e para tal iremos controlar 2 personagens distintas que se encontram em ambientes diferentes como ainda terão estilos de jogo diferentes, um em 2.5D e outro em 3D com a camera na primeira pessoa.

Metal: Hellsinger

Um pouco ao estilo do jogo Bullets per Minute, Metal Hellsinger é um FPS onde o jogador deve saltar e disparar ao ritmo da batida da música de forma a causar uma maior destruição.

Para além da sua jogabilidade, um dos pontos altos deste jogo será a sua soundtrack que irá contar com grandes nomes do metal como Serj Tankian dos System of a Down, Matt Heafy dos Trivium e Randy Blythe dos Lamb of God.

O jogo estará disponível para a PS5, Xbox Series S|X e PC, sendo que para quem quiser experimentar o jogo, já pode jogar o demo.

Nightingale

Nightingale parece ser um jogo de sobrevivência bastante promissor, havendo a possibilidade de se jogar online com amigos.

Passado num cenário de fantasia vitoriana, os jogadores irão se aventurar em diversos mundos através de portais, mundos estes bastante diversos, mundos belos como mundos bastante perigosos.

O jogo possui uma mecânica bastante interessante com as “Realm cards” onde iremos utilizar para moldar o próximo reino para onde iremos viajar através do portal.

Warhammer 40K: Darktide

Neste evento podemos ver mais um trailer com gameplay deste novo jogo Warhammer e parece ser bastante promissor.

A gameplay demonstrou ser um jogo fast-paced bastante brutal. Um pouco como em Doom iremos sentir um grande sentido de invencibilidade enquanto obliteramos um grande número de inimigos, tanto com armas de longa distância como com armas de corpo-a-corpo onde o desfecho será apenas um, bastante sangue dos nossos inimigos espalhado por toda a parte.

O jogo irá ficar disponível no dia 13 de setembro para PC e Xbox, sendo que estará disponível na Xbox Game Pass.

Layers of Fears

Layers of Fears será um jogo de terror psicadélico na primeira pessoa criado a partir das bases de Layers of Fear, Layers of Fear: Inheritance e Layers of Fear 2.

Para além de trazer uma expansão ao enredo já existente da saga, este novo jogo será marcado pelo facto de ter sido criado utilizando a nova tecnologia do Unreal Engine 5.

The Last of Us Remake

Quando soube que a Naughty Dog iria fazer um remake do The Last of Us, passados apenas 9 anos de ter saído o original e 8 anos depois de sair a sua versão remastered, eu não percebi muito bem a sua jogada, até me lembrar que poderia ser uma maneira de ter uma equipa a ganhar experiência com as novas tecnologias que a PS5 permite tendo como um plus o sucesso financeiro quando este fosse lançado. Mas agora após ver as primeiras imagens volto a pensar se era mesmo necessário um Remake. É verdade que o jogo se encontra mais polido, mas não existe assim um grande salto geracional quando fazemos a comparação do remaster para o remake, muito menos sabendo que o jogo irá custar por volta de 80€.

Pelo lado mais positivo, tivemos mais novidades sobre o novo multiplayer no mundo de Last of Us, que irá ter um novo leque de personagens e irá ter como localização, pelo menos pela imagem que foi mostrada, a cidade de São Francisco.