Análise a THE MUPPETS MAYHEM

★★★★ – Um regresso que irá convencer fãs mais acérrimos! The Muppets Mayhem prova que os Marretas ainda têm potencial para serem relevantes nos dias de hoje.

No vasto espólio de franchises que a Disney possui no seu catálogo, os Muppets – ou Marretas em português – têm tido anos difíceis. Depois do sucesso do reboot de 2011 e de uma sequela competente mas não deslumbrante, a transição para o pequeno ecrã tem sido algo conturbada. Desde que foi adquirida pela empresa do Rato Mickey em 2004, já foram feitas diversas abordagens aos icónicos bonecos criados por Jim Henson. Desde uma sátira ao estilo de comédia vista em The Office (simplesmente chamada The Muppets), uma nova interpretação baseada no spin-off Muppets Babies dos anos 80 e até uma série baseada nos moldes que os content creators contemporâneos fazem, a verdade é que The Muppets têm tido problemas de identidade (The Muppets Now!).

No entanto, sem com grande pompa e circunstância, eis que surge na plataforma de streaming da Disney, Muppets Mayhem, uma nova tentativa de manter esta bonecada relevante em pleno 2023. Apesar do vasto elenco, esta nova série foca-se num grupo particular de Marretas: a banda Electric Mayhem. Composta por Janice, Lips, Zoot, Floyd, Animal e encabeçada pelo irreverente Dr Teeth, este sexteto faz parte da trupe original dos Marretas desde a série The Muppet Show do final dos anos 70.

A premissa é muito simples: uma ambiciosa mas novata produtora Nora – interpreta por Lilly Singh – quer irromper pela indústria musical. Nora depara-se com a banda Electric Mayhem e compromete-se a si mesma de os tornar a próxima grande banda no mainstream. Nesta jornada árdua, o grupo e Nora vão enfrentar adversidades mas vão entender o verdadeiro significado por detrás dos Electric Mayhem.

Produzida em conjunto por Bill Barreta e Adam Goldberg, é evidente o estilo de sitcom apreentada em The Muppets Mayhem. Para quem viu a série The Goldbergs, a realização e os diálogos são bastante familiares, contudo o estilo de humor característicos dos marretas mantém-se intacto.

Apesar de ter uma premissa muita simples, The Muppets Mayhem delicia para quem queria um foco nesta trupe. A comédia tem como base o facto da banda ser um “peixe fora de água” na indústria musical hoje. Por essa razão, há um choque entre o mundo dito “normal” e dos marretas

À semelhança de outras séries deste franchise, este novo spin-off conta também com muitos convidados especiais. Sem revelar os cameos, digamos que alguns são bastante pertinentes, principalmente se o espetador conhecer as ditas celebridades. Se não for esse o caso, pode-se perder o fio à meada.

E é nesse ponto que reside o elo mais fraco deste produto televisivo: os atores “em carne e osso”. Não é que sejam do pior que os Muppets já viram, mas, são retratados de forma um pouco “cartoonescos” demais, ou seja, são pouco credíveis. No entanto, Lilly Singh, a atriz principal que interpreta Nora, é bastante empática e carismática.

Visto que The Muppets Mayhem é focado num grupo musical, há também diversos momentos musicais. Foram bem delineados e executados como seria de esperar, tndo em conta que sempre foi um ponto forte dos marretas. Cada elemento dos Electric Mayhem tem destaque ao longo dos 10 episódios e tenho de realçar que o Dr Teeth, o líder desta pandilha, tem um aprofundamento de personagem que me surpreendeu bastante.

Veredito

Se querem uma série descontraída para intervalar outras com enredo um pouco mais desafiantes, The Muppets Mayhem pode ser uma boa hipótese. Está carregado com o charme dos marretas mas com os ajustes necessários provveniena experiência de Adam Goldberg no que diz respeito à produção de sitecoms.

2023 está a ser um ano repleto de séries memoráveis e receio que The Muppets Mayhem pode ficar “esquecida” no vasto oceano das plataformas de streaming.

Por isso, eu, como fã deste franchise, faço o seguinte apelo: em nome do rock, vejam The Muppets Mayhem! Não se irão arrepender!

Todos os episódios já estão disponíveis na Disney Plus.